MBA em Gestão de Projetos

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CONHEÇA AS VANTAGENS DAS CERTIFICAÇÕES INTERMEDIÁRIAS POR MÓDULOS.

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OBJETIVO
Desenvolver Competências na Área de Gerenciamento de Projetos Através de Práticas, Ferramentas, Técnicas e outros itens relevantes amplamente reconhecidos. Monitorar e Controlar o Trabalho do Projeto. Gerenciar a Equipe do Projeto. Administração de Contrato. Interação de Grupos de Processos. Conhecimento dos Processos de Gestão: Atividades de Iniciação, Planejamento, Execução, Controle e Monitoramento e Fechamento de um Projeto.

CARGA HORÁRIA
450 horas (24 meses)

PERIODICIDADE E HORÁRIOS
UNIDADE NOVA IGUAÇU: Sábados quinzenais, de 8h00 às 17h00  

INÍCIO DAS AULAS

A Pós-Graduação da Uniabeu é realizada por módulos. O modelo permite o ingresso de novos alunos na turma em andamento a cada início de módulo.

LOCAL DE AULA

UNIDADE NOVA IGUAÇU: Avenida Nilo Peçanha, nº 1.250 – Centro – Nova Iguaçu

INVESTIMENTO

Valor do Curso

24 x R$ 432,90

Pagamento até o dia 10 - R$ 370,00

Ex-aluno Uniabeu/Funcionário Público

24 x R$ 389,61

Pagamento até o dia 10 - R$ 333,00

As multas e juros incidirão sobre o valor do boleto após o dia 10 de cada mês.

DOCUMENTAÇÃO

  • Cópia da carteira de identidade
  • Cópia do CPF
  • Cópia da certidão de nascimento ou de casamento
  • Comprovante de Residência
  • 01 foto 3x4 recente
  • Cópia autenticada do diploma de graduação. Provisoriamente pode ser entregue uma declaração de conclusão, constando que a confecção do diploma está em andamento.

Obs: A entrega de qualquer das declarações citadas acima apenas permite a matrícula, não isentando o aluno da entrega da cópia autenticada do diploma

FUNDAMENTOS DE GESTÃO DE PROJETOS – 20h
Fundamentos em projetos;
Ciclo de vida do gerenciamento do projeto;
Processos de iniciação;
Processos de planejamento;
Processos de execução;
Processos de controle e monitoramento;
Processos de fechamento de um projeto;
Áreas de conhecimento de gerenciamento de projetos;
Gerenciamento da Integração, Escopo, Tempo Custo, Qualidade, Recursos Humanos, Comunicação, Stakeholders, Risco e Aquisições do Projeto.

GESTÃO DE ESCOPO – 20h
Aprendizado e aprofundamento nas ferramentas e técnicas para coleta de requisitos;
Abordagem das metodologias necessárias para efetuar o planejamento do escopo dos projetos;
Aprendizado e aprofundamento nas ferramentas e técnicas para definição do escopo, como: opinião de especialistas, análise de produtos do projeto, identificação de alternativas e oficinas de estudo;
Aprendizado e aprofundamento nas ferramentas e técnicas para criar a EAP – Estrutura Analítica do Projeto, como: técnicas de decomposição;
Aprendizado e aprofundamento nas ferramentas e técnicas para definição do escopo, como: técnicas de controle de versionamento de alteração de escopo.

GESTÃO DA INTEGRAÇÃO – 20h
Processos e as atividades que integram os diversos elementos do gerenciamento de projetos, que são identificados, definidos, combinados, unificados e coordenados dentro dos grupos de processos de gerenciamento de projetos:
- Desenvolver o termo de abertura do projeto;
- Desenvolver o plano de gerenciamento do projeto;
- Orientar e gerenciar a execução do projeto;
- Monitorar e controlar o trabalho do projeto;
- Controle integrado de mudanças;
- Atividades de encerramento do projeto.

GESTÃO DE CUSTOS – 20h
Gerenciamento dos processos envolvidos em planejamento e controle com:
- Plano de Custos;
- Estimativa de Custos;
- Desenvolver orçamento;
- Controle de custos;
- Garantir que o projeto termine dentro do orçamento aprovado.

GESTÃO DE TEMPO – 20h
Desenvolver o Plano de tempo;
Definição da atividade;
Sequenciamento de atividades;
Estimativa de recursos da atividade;
Estimativa de duração da atividade;
Desenvolvimento do Cronograma;
Controle do cronograma;
Medições de desempenho do projeto;
Análise de cenários.

GESTÃO DA QUALIDADE – 20h
Planejamento da Qualidade;
Garantia da qualidade;
Controle da qualidade;
Processos envolvidos na garantia de que o projeto irá satisfazer os objetivos;
Entendimento, avaliação, definição e gerenciamento de expectativas de forma a atender às necessidades do cliente;
Diagrama de causa e efeito;
Melhoria contínua;
PDCA.

MS – PROJECT – 20h
Prática no Ms-Project;
Visão Geral da criação e edição de projetos;
Procedimentos preliminares;
Abrindo novo arquivo;
Definindo o projeto;
Definindo períodos úteis;
Listando tarefas do projeto;
Organizando tarefas em fases;
Agendando tarefas;
Informações sobre tarefas;
Adicionando colunas;
Definindo prazos;
Identificando riscos.

GESTÃO DE RH – 20h
Planejamento de recursos humanos;
Contratar ou mobilizar a equipe do projeto;
Desenvolver a equipe do projeto;
Gerenciar a equipe do projeto;
Funções, responsabilidades e relações hierárquicas do projeto;
Ferramentas e técnicas: organogramas e descrições de cargos;
Estrutura Analítica dos Recursos (EAR);
Matriz de Responsabilidades (MR);
Técnicas de Apresentação.

GESTÃO DAS COMUNICAÇÕES E STAKEHOLDERS – 20h
Planejar as comunicações;
Gerenciar as comunicações;
Controlar as comunicações;
Identificar os Stakeholders;
Planejar Gerenciamento dos Stakeholders;
Gerenciar os Stakeholders;
Controlar Stakeholders.

GESTÃO DE RISCOS – 20h
Planejamento do gerenciamento de riscos;
Identificação de riscos: entradas, ferramentas, técnicas e saídas;
Análise qualitativa de riscos;
Análise quantitativa de riscos;
Planejamento de respostas a riscos;
Estratégias para riscos negativos ou ameaças: prevenir, transferir ou mitigar;
Estratégias para riscos positivos ou oportunidades: explorar, compartilhar ou melhorar;
Monitoramento e controle de riscos;
Matriz de probabilidade e impacto;
Diagrama da árvore de decisão.

GESTÃO DE CONTRATOS – 20h
Planejamento de compras e aquisições;
Planejamento de contratações: documentação dos requisitos de produtos, serviços e resultados e identificação de possíveis fornecedores;
Seleção de fornecedores - obtenção de informações, cotações, preços, ofertas ou propostas, conforme adequado;
Administração de contrato - gerenciamento do contrato e da relação entre o comprador e o fornecedor e estabelecer ações corretivas necessárias;
Encerramento do contrato.

ÉTICA E RESPONSABILIDADE PROFISSIONAL – 20h
A ética integrada à gestão de negócios nas organizações;
A dimensão ética e moral do gerente de projetos;
Código de ética;
A contribuição do código de conduta ética para a sustentabilidade;
Consciência Moral e Raciocínio Ético;
O papel do gerente de projeto na prática efetiva do código de conduta ética.

GESTÃO ESTRATÉGICA – 20h
Visão Estratégica (visão, missão e valores);
Planejamento Estratégico;
BSC - Balaced Scorecard;
Desdobramento da Estratégia e Plano de ação;
Objetivos Estratégicos e indicadores de resultados e tendência.

GESTÃO DE PMO – 20h
Estrutura organizacional de apoio aos projetos;
Funções: normatização, educação, operação e controle;
Portfólio de projetos. Processos decisórios estruturados – importância, conceitos e benefícios;
Modelos de maturidade;
Análise comparativa entre Modelos de Maturidade;
Tipos de PMO;
Processos do PMO;
10 Princípios para implantação de um PMO.

GESTÃO DE PORTFÓLIOS – 20h
Gerenciamento eficaz do trabalho a fim de atender aos objetivos de negócios estratégicos;
Atribuição de recursos financeiros e suporte com base em categorias de risco;
Premiação, linhas de negócios específicas ou tipos de projetos genéricos;
Infraestrutura e melhoria dos processos internos;
Portfólios com base em metas específicas.

HABILIDADE DE LIDERANÇA E EQUIPE – 20h
Desenvolvimento da liderança;
Habilidade da Equipe;
Ambiente, oportunidades, objetivos e incentivos e oportunidades;
Habilidade técnica, humana e conceitual.

HABILIDADE DE MOTIVAÇÃO E GESTÃO DE CONFLITOS – 20h
Identificação de necessidades, motivação, impulsos e instintos;
Ciclo da motivação;
Forças motivacionais: realização, afiliação e competência Habilidade técnica, humana e conceitual.

NEGOCIAÇÃO – 20h
Capacidade de Negociar;
Como entender os stakeholders da negociação;
Técnicas e ferramentas para negociações de sucessos;
A negociação como diferencial em projetos;
A negociação em projetos e processos.

METODOLOGIA DA PESQUISA – 30h
Tipos de pesquisa;
Modelos de trabalho;
Pré-projeto de pesquisa;
Citações;
Referências bibliográficas.

SEMINÁRIOS DE GESTÃO – 60h
Orientação dentro das áreas de Estratégia, Pessoas e Finanças, com aplicação em gerenciamento de projetos, qualidade e gestão de processos e gestão empresarial.

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