Enfermagem Obstétrica

enfermagem2

INSCREVA-SE

CONHEÇA AS VANTAGENS DAS CERTIFICAÇÕES INTERMEDIÁRIAS POR MÓDULOS.

Veja aqui

OBJETIVOS

Objetivo Geral:

Proporcionar conhecimento e treinamento específico na área de Enfermagem Obstétrica, capacitando o profissional enfermeiro para atuar na assistência de enfermagem obstétrica (gravidez, parto e puerpério).

Objetivos Específicos:

  • Oferecer conhecimentos teórico-práticos que fundamentem a atuação do profissional enfermeiro na gravidez, parto e puerpério;
  • Capacitar o enfermeiro para realização de “Boas práticas no parto e nascimento”, para que assim possa assegurar o direito da mulher a um parto humanizado.

CARGA HORÁRIA

360 horas (18 meses)

PERIODICIDADE E HORÁRIOS

UNIDADE NOVA IGUAÇU: Sábados quinzenais, de 8h às 17h

Unidade Nova Iguaçu

Sábado

LOCAL DE AULA

UNIDADE NOVA IGUAÇU: Avenida Nilo Peçanha, nº 1.250 – Centro – Nova Iguaçu

INVESTIMENTO

Unidade Valor até o dia 10*
Nova Iguaçu R$ 352,00

* Incentivo para pagamento até o dia 10.

As multas e juros incidirão sobre o preço do boleto após o dia 10 de cada mês.

DOCUMENTAÇÃO

  • Cópia da carteira de identidade
  • Cópia do CPF
  • Cópia da certidão de nascimento ou de casamento
  • Comprovante de Residência
  • 01 foto 3x4 recente
  • Cópia autenticada do diploma de graduação. Provisoriamente pode ser entregue uma declaração de conclusão, constando que a confecção do diploma está em andamento.

Obs: A entrega de qualquer das declarações citadas acima apenas permite a matrícula, não isentando o aluno da entrega da cópia autenticada do diploma

Políticas de Saúde da Mulher e a Inserção da Enfermeira Obstétrica - 20h
Perspectiva histórica, conceitual e programática; desmedicalização e as interfaces com o modelo assistencial obstétrico.

Ética, Bioética e Saúde Reprodutiva, Gênero e Sexualidade - 10h
Direitos e dimensões ético-legais da enfermagem obstétrica, Assistência de enfermagem no planejamento familiar, reprodução humana assistida de forma integralizada e humanizada.

Consulta De Enfermagem em Ginecologia - 20h
Histórico de enfermagem; anamnese e exame físico; exame colpocitológico; evolução de enfermagem, avaliação dos resultados e condutas. Promoção, prevenção e assistência nas infecções sexualmente transmissíveis ; abordagem sindrômica; infecções caracterizadas por cervicites e úlceras genitais, doença inflamatória pélvica e HPV. Atenção nas intercorrências Clínico-Ginecológicas.

Câncer de Colo Uterino e Mama - 10h
Problemática de Saúde Pública; Incidência, prevalência e mortalidade; Determinantes e fatores de risco; Prevenção e detecção precoce; Sintomas e achados físicos; Diagnóstico e estadiamento; Tratamento e intervenções de enfermagem; Infecção pelo HPV; neoplasias intra-epiteliais cervicais – exerése eletro-cirúrgica, Linfedema (prevenção, diagnóstico e tratamento); Intervenções de enfermagem.

Anatomia e Fisiologia da mulher - 20h
Aparelho Reprodutor Feminino; Embriologia Dos Órgãos Genitais Femininos; Glândulas Mamárias; Sistema Urinário Feminino; Fisiologia Menstrual: Endócrino-Metabólica; Fisiologia da Resposta Sexual; Fisiologia da Gestação; Aparelho Reprodutor Masculino.

Semiologia e semiotécnica obstétrica - 20h
Desenvolvimento prático dos métodos e técnicas para colheita de anamnese e realização do exame físico. Ratificação da importância da fisiopatologia dos principais sinais, sintomas e síndromes. Aprendizado da sistemática do exame físico. Introdução e estímulo ao raciocínio do diagnóstico e tomada de decisão. Semiologia e semiotécnica ginecológica e obstétrica. Introdução à atenção básica em Ginecologia e Obstetrícia.

Assistência de enfermagem na gestação e pré-natal de baixo risco - 20h
Diagnóstico da Gravidez; classificação de risco gestacional; consulta de enfermagem na atenção a gestante; cuidados no primeiro, segundo e terceiro trimestre.

Acompanhamento do trabalho de parto pela enfermagem obstétrica - 20h
Procedimentos e cuidados durante o primeiro estágio do parto (trabalho de parto);  procedimentos e cuidados durante o segundo estágio do parto (parto/nascimento); procedimentos e cuidados durante o terceiro estágio ou período de Greenberg.

Emergências Obstétricas e em Perinatologia - 20h
Síndromes Hipertensivas (Hipertensão na Gestação –pré-eclampsia, eclampsia e HELP); Diabetes Gestacional; Hiperemese gravídica, Gravidez Ectópica; Sangramentos do Primeiro Trimestre; Roturas Uterinas; Distócias do Cordão Umbilical (Prolapso de cordão); Infecção Puerperal; Neurose e Psicose Puerperal; Sangramento Pós Parto; Secundamento Patológico.

Perinatologia e Cuidados ao RN de Baixo Risco - 20h

Reanimação do recém-nascido na sala de parto: tecnologias não invasivas; assistência ao binômio mãe-filho, alojamento conjunto e amamentação; práticas de aleitamento materno.

Gerência de enfermagem nas unidades obstétricas - 20h
Planejamento, organização e gestão de cuidados em serviços de obstetrícia.

Prática de Enfermagem obstétrica - 140h
Assistência de enfermagem  obstétrica na gravidez, parto e oueroério.

Metodologia do Trabalho Científico - 20h
A relação entre variáveis ao formular a hipótese e ao interpretar os resultados, Delineamento experimental, Apresentação de resultados, Noções de Bioestatística, Normas de redação.

Saiba mais
 

Receba mais informações utilizando o formulário abaixo:

 

* As informações irão via e-mail ou telefone.

×

mba_gestao_pessoasi

×

financans_corporativas

×

mba_gestao_empresarial

×

mba_gestao_ti

×

mba_logistica_empresarial

×

×
Psicopegagia Clínico Institucional

Psicopedagogia Clinico Institucional

×

Psicopedagogia Clinico Institucional

×

Educação Inclusiva

×

Psicopedagogia Clinico Institucional

×

Gestão Escolar e Pedagógica

×

×

×

×

mba_gestao_projetos

×

×

modulos_mba_gestao_tributaria

×

Watch Dragon ball super