Educação Inclusiva

3

INSCREVA-SE

CONHEÇA AS VANTAGENS DAS CERTIFICAÇÕES INTERMEDIÁRIAS POR MÓDULOS.

Veja aqui

OBJETIVO

Promover a formação de profissionais competentes para atuar na Educação Básica, a fim de atender as premências atuais frente a Inclusão em educação na perspectiva democrática de Educação para Todos.

PÚBLICO-ALVO

Professores da Rede Pública e Particular de Ensino, professores da Educação Especial, supervisores, orientadores, gestores, psicopedagogos, psicólogos e demais profissionais ligados à Educação e à Saúde. Profissionais que atuam, em empresas com Gestão de Pessoas.

CARGA HORÁRIA

360 horas (18 meses)

PERIODICIDADE E HORÁRIOS

UNIDADE NOVA IGUAÇU: Sábados quinzenais, de 8h00 às 17h00h

Unidade Nova Iguaçu

Sábado

04/03/16

LOCAL DE AULA

UNIDADE NOVA IGUAÇU: Avenida Nilo Peçanha, nº 1.250 – Centro – Nova Iguaçu

INVESTIMENTO

Valor do Curso

18 x 391,95

Pagamento até o dia 10 - R$ 335,00

Valor para Ex. Aluno Uniabeu/Funcionário Público

18 x 352,76

Pagamento até o dia 10 - R$ 301,50

Preço Promocional Para o Mês de Junho

18 x 349,83

Pagamento até o dia 10 - R$ 299,00

 

* Incentivo para pagamento até o dia 10.

As multas e juros incidirão sobre o preço do boleto após o dia 10 de cada mês.

DOCUMENTAÇÃO

  • Cópia da carteira de identidade
  • Cópia do CPF
  • Cópia da certidão de nascimento ou de casamento
  • Comprovante de Residência
  • 01 foto 3x4 recente
  • Cópia autenticada do diploma de graduação. Provisoriamente pode ser entregue uma declaração de conclusão, constando que a confecção do diploma está em andamento.

Obs: A entrega de qualquer das declarações citadas acima apenas permite a matrícula, não isentando o aluno da entrega da cópia autenticada do diploma

INCLUSÃO EM EDUCAÇÃO: ASPECTOS CONCEITUAIS E POLÍTICOS – 20h
A inclusão em Educação à luz do preconceito como fenômeno social e psíquico;
Reflexões sobre os conceitos diferença, diversidade, participação e barreiras de aprendizagem, na perspectiva dos Concepções de educação inclusiva e educação especial: aproximações e distanciamentos;

ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO – 20h
Conflito entre demanda/oferta de atendimento as necessidades educacionais especiais e a concepção do AEE;
Conceituação do AEE;
Organização e oferta do AEE;
Público alvo do AEE;
Formação de professores para o AEE.

DIFICULDADES E DISTÚRBIOS DA APRENDIZAGEM – 20h
Análise do desenvolvimento humano na inter-relação das suas dimensões, sociocultural, afetiva e cognitiva com a aprendizagem;
Compreensão da relação entre desenvolvimento humano e o processo educativo;
Contribuições da neurofisiologia: desenvolvimento neurológico e aprendizagem;
Dificuldades e distúrbios de aprendizagem e a questão do fracasso escolar.

DEFICIÊNCIA INTELECTUAL – 20h
Definição de conceitos, classificação, tipos, aspectos etiológicos, quadro clínico, incidência, comorbidades, identificação, diagnóstico e prognóstico;
Principais dificuldades de aprendizagem encontradas na educação inclusiva e especial, compreendidas através de uma abordagem psicoeducacional, Discussão de possibilidades e estratégias didático pedagógicas de intervenções variadas no âmbito escolar, incluindo o aluno e suas famílias;
Questões contemporâneas: estudos de caso;
Tecnologias que facilitam a aprendizagem.

DEFICIÊNCIA FÍSICA – 20h
Definição de conceitos, classificação, tipos, aspectos etiológicos, quadro clínico, incidência, comorbidades, identificação, diagnóstico e prognóstico;
Principais dificuldades de aprendizagem encontradas na educação inclusiva e especial, compreendidas através de uma abordagem psicoeducacional;
Discussão de possibilidades e estratégias didático pedagógicas de intervenções variadas no âmbito escolar, incluindo o aluno e suas famílias;
Questões contemporâneas: estudos de caso;
Tecnologias que facilitam a aprendizagem.

DEFICIÊNCIA AUDITIVA/SURDEZ – 20h
Definição de conceitos, aspectos etiológicos, quadro clínico, incidência, diagnóstico e prognóstico;
Principais dificuldades de aprendizagem encontradas na educação inclusiva e especial, compreendidas através de uma abordagem psicoeducacional;
Discussão de possibilidades e estratégias didático pedagógicas de intervenções variadas no âmbito escolar, incluindo o aluno e suas famílias;
Questões contemporâneas: estudos de caso;
Tecnologias que facilitam a aprendizagem.

DEFICIÊNCIA VISUAL – 20h
Definição de conceitos, classificação, tipos, aspectos etiológicos, quadro clínico, incidência, comorbidades, identificação, diagnóstico e prognóstico;
Principais dificuldades de aprendizagem encontradas na educação inclusiva e especial, compreendidas através de uma abordagem psicoeducacional;
Discussão de possibilidades e estratégias didático pedagógicas de intervenções variadas no âmbito escolar, incluindo o aluno e suas famílias;
Questões contemporâneas: estudos de caso;
Tecnologias que facilitam a aprendizagem.

TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA – 20h
Definição, possíveis causas, diagnóstico, características;
Métodos de intervenção: pedagógica, comportamental, comunicativa e social para aprimorar o processo de ensino-aprendizagem e a inclusão desses alunos;
Questões contemporâneas: estudos de caso;
Tecnologias que facilitam a aprendizagem.

ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO – 20h
Definição dos termos;
Caracterização dos aspectos biopsicossociais envolvidos nas altas habilidades/superdotação;
Análise da especificidade da atuação do educador frente ao aluno com altas habilidades/superdotado;
Reconhecimento do papel da família e do contexto educacional para o desenvolvimento desses alunos.

PLURALIDADE CULTURAL/CURRÍCULO – 20h
A pluralidade cultural como tema transversal: o currículo em questão;
Reflexões sobre os conceitos de respeito e tolerância;
A questão da religiosidade e o trato com a diversidade religiosa;
O papel da escola;
Postura do educador frente a essas questões.

RACIALIDADE E ETNIA – 20h
Definição dos conceitos de raça e etnia e suas articulações;
Raça e etnia no contexto das relações sociais;
As interpretações do racismo e seus distintos modos de abordagem;
Estratégias e políticas que atuem na redução das desigualdades;
A questão das cotas;
O papel da escola;
Postura do educador frente a essas questões.

GÊNERO E ORIENTAÇÃO SEXUAL – 20h
Definição dos conceitos: gênero, orientação sexual, sexualidade; seus desdobramentos no âmbito escolar;
A construção da sexualidade a partir das possibilidades individuais e de sua interação com o meio e a cultura;
O papel da escola;
Postura do educador frente a essas questões.

CONTRIBUIÇÕES DA PSICOMOTRICIDADE – 20h
Definição do termo Psicomotricidade e sua abrangência, bem como suas possibilidades de percepção e ação no âmbito escolar;
O corpo como origem das aquisições afetivas, orgânicas e cognitivas;
Vivência e reflexão das dimensões da corporeidade: sensibilidade, motricidade, emoção, expressão, comunicação, criatividade e consciência.

AVALIAÇÃO NA PERSPECTIVA INCLUSIVA – 20h
A avaliação do processo educativo: natureza, concepções, procedimentos e instrumentos técnico-metodológicos;
A avaliação escolar no contexto do sistema educacional brasileiro: as principais tendências e perspectivas da avaliação;
Avaliação excludente ou inclusiva?;
Reflexão dos professores acerca de suas práticas.

PESQUISA EM EDUCAÇÃO – 30h
Ciência e conhecimento científico;
Tendências metodológicas: a instrumentalização para a preparação, execução e apresentação da pesquisa em educação;
Tipos de pesquisa;
Métodos, técnicas e instrumentos de pesquisa;
Projeto de pesquisa: etapas e elaboração;
Artigos científicos: diretrizes para elaboração.

TCC – 50h
Trabalho de conclusão de curso

Saiba mais
 

Receba mais informações utilizando o formulário abaixo:

 

* As informações irão via e-mail ou telefone.

×

mba_gestao_pessoasi

×

financans_corporativas

×

mba_gestao_empresarial

×

mba_gestao_ti

×

mba_logistica_empresarial

×

×
Psicopegagia Clínico Institucional

Psicopedagogia Clinico Institucional

×

Psicopedagogia Clinico Institucional

×

Educação Inclusiva

×

Psicopedagogia Clinico Institucional

×

Gestão Escolar e Pedagógica

×

×

×

×

mba_gestao_projetos

×

×

modulos_mba_gestao_tributaria

×

Watch Dragon ball super